terça-feira, 21 de junho de 2011

Bahia sediará III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Em meio a uma diversidade de opiniões na plenária de encerramento do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (BlogProg), em Brasília, neste domingo, 19, uma das poucas decisões unânimes foi a escolha da sede do evento, em maio 2012, na Bahia.
O blogueiro baiano Dimas Roque (Notícias do Sertão) previu esse resultado antes mesmo do início da votação. De acordo com Dimas, “inclusive os companheiros do Rio de Janeiro (o outro estado candidato) sinalizaram preferir Salvador (BA) como sede para o próximo encontro”. Os integrantes da delegação da Bahia disseram sentir como o Estado é querido em todo o Brasil. Além disso, a rapidez na organização do evento regional, que precedeu o nacional, também causou boa impressão aos participantes das outras regiões. ”A Bahia, apesar do pouco tempo que teve para preparar tudo, fez um belo trabalho, e, além disso, teve o apoio da Secretaria de Comunicação do Estado”, disse o idealizador do BlogProg, o jornalista Altamiro Borges, conhecido como Miro. Os baianos comemoraram a escolha e reconheceram a vitória obtida com o esforço mútuo.
Comissão baiana no II BlogProg
Nas mais de seis horas seguidas de debates, que aconteceram no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), para se chegar ao texto final da carta do II Blogprog, divulgada nesta segunda-feira, 20, apenas a escolha do blogueiro do ano foi tão consensual quanto a decisão da Bahia como local do III encontro. O homenageado, Ênio Barroso (O PTrem das treze), foi um dos responsáveis pela ida do ex-presidente Lula ao evento. Emocionado, Ênio recebeu as congratulações do seu antecessor, Sr. Cloaca, do Cloaca News. “Ninguém pode brilhar quando só brilha um, apenas quando brilham todos”, disse Ênio, bastante aplaudido.

Ênio Barroso se emociona com homenagem
Além da mensagem deixada por Ênio, outra foi repetida inúmeras vezes. A de que os blogueiros precisam se mobilizar para alcançar os objetivos declarados na carta, a favor da luta pela democratização das comunicações no país. Todos se uniram para finalizar o texto que cobra a aprovação do novo Marco Regulatório dos meios de comunicação; do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL); e a garantia de liberdade na internet. Os mais experientes como o ex-ministro José Dirceu, a deputada Luiza Erundina (PSB) e o ex-presidente Lula concordaram que apenas com o apoio da sociedade o governo terá forças para cobrar os direitos de todo cidadão. “O ministro sozinho não dá conta de aprovar a PL 116, e o monopólio das comunicações não quer concorrência. É hora dos blogs darem um grande salto e partir para a mobilização”, disse Dirceu.

Mesa de política, com José Dirceu e Brizola neto
Marco Biruel, de São José dos Campos (SP), blogueiro presente em Brasília, é um dos que anteveem uma nova era de compartilhamento da informação entre os internautas progressistas do Brasil. Criador de um site colaborativo, Teia Livre, Biruel explicou a necessidade de se manter a “horizontalidade do movimento”. Para o paulista, o momento de crescimento por que passa o país, com uma grande massa se conectando a rede, precisa ser aproveitado pelos blogueiros. “Temos a responsabilidade de manter essa nova classe bem informada, antes que a velha mídia o faça” disse Biruel. A não verticalidade do movimento era consenso entre a maioria. O deputado Brizola Neto (PDT) falou, na oficina autogestionada, do dia 18, que a rede ainda é elitizada e que haverá uma grande batalha entre a “pequena trincheira dos blogueiros contra o canhão dos grandes meios”. Em consonância a esse discurso, o jurista Fábio Konder Comparato deu exemplos de dificuldades enfrentadas para se obter direito de resposta dos ”oligopólios” da comunicação. Erundina completou dizendo que todas as grandes reformas sociais, como a Reforma Agrária, por exemplo, só avançarão quando o poder da informação for desconcentrado.

Marco Biruel (de pé), do Teia Livre
Mas muitos pontos polêmicos continuaram sem definição. “Em um movimento plural como esse, é normal haver discordâncias”, afirmou Altamiro Borges. Niara de Oliveira (Pimenta com limão), de Pelotas (RS), representante da blogosfera feminista, falou da desigualdade social, racial e sexual que ela identificou no próprio evento. Apesar da diversidade de pessoas provenientes de todos os cantos do país, ela chamou a atenção para a preeminência de “homens brancos” na articulação do Blogprog. Rumba Gabriel (Agência de Notícias das Favelas - ANF), do Rio de Janeiro (RJ), também disse que gostaria de ter visto mais representantes dos morros e periferias. A resposta de Miro foi a de que o movimento vai mudando com o tempo e adquirindo legitimidade na sociedade. “É bom que tenha polêmica, sem predominância de um pensamento único”, disse. Ele falou que a comissão nacional não funciona como uma direção ou uma coordenação, e que tudo é na base da votação. Esclareceu, ainda, que existem entidades patrocinadoras e de apoio ao encontro, como a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que esteve aberta à conversa. “Mas muitos dos recursos do governo são também disponibilizados para outras entidades, como a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), para eventos similares a esse. Por que não patrocinar um movimento social como o nosso”? Questionou, Miro. E completou: “A reivindicação de patrocínio não compromete a nossa independência, a Veja e a Globo, por exemplo, recebem muito apoio e, no entanto, batem no governo”, finalizou.

Rumba Gabriel - ANF
Contudo, muitos pontos positivos foram destacados. Além da presença de Lula no BlogProg que, como um astro, foi cercado por dezenas de repórteres e admiradores e despontou como atração principal para os mais de 500 presentes (349 inscritos), Miro ressaltou a importância que o ex-presidente deu aos blogueiros e tuiteiros no seu discurso. No Twitter, o presidente do Peru, Ollanta Humala, também homenageou os presentes, que contaram com a participação dos articuladores da campanha presidencial peruana em uma oficina autogestionada. Por fim, foi divulgado o projeto para o Seminário Internacional de Blogueiros, em Foz do Iguaçu, previsto para setembro, com Julian Assange (WikiLeaks), entre os convidados; e a criação do fundo de apoio jurídico aos blogueiros perseguidos, apoiado por uma ONG global de Direitos Humanos.
Lula fala aos blogueiros
“A Bahia tem o desafio de organizar um encontro melhor do que o de Brasília”, disse Miro, advertindo a comissão baiana. O jornalista falou que se houver hierarquização na escolha dos organizadores sem uma renovação dos membros o movimento poderá sofrer prejuízos. Miro anunciou a saída de Luís Nassif, Luiz Carlos Azenha e Diego Casais da comissão nacional e agradeceu pela ajuda desprendida pelos aguerridos blogueiros no ano anterior e, em contrapartida, divulgou a inclusão do jornalista Leandro Fortes (Carta Capital) e a eleição de novos representantes de todas as regiões do país.


 Altamiro Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário